Nesta segunda-feira (08), a Prefeitura de Itacoatiara reinaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) – Expedita Holanda da Silva, localizada em Vila do Engenho, zona rural do município.
A reinauguração foi motivo de grande alegria para a população do local, que há quase 20 anos aguardava por melhorias nessa unidade de saúde.
Com a média de 1800 atendimentos mensais, agora, totalmente reformada, modernizada e aparelhada com os equipamentos médicos necessários para bem servir aos moradores do Engenho e região, os profissionais de saúde irão oferecer mais qualidade aos serviços disponibilizados naquela unidade. Vários servidores do local e outros que trabalham na sede, prestigiaram esse momento tão aguardado. Autoridades e representantes da Câmara Municipal estiveram presentes a convite do Prefeito Mário Abrahim, que descerrou a fita simbólica e a placa comemorativa a esse dia importante na vida dos moradores da Vila do Engenho.
Histórico
Expedita Holanda da Silva, nasceu no dia 03 de dezembro de 1924, no interior do Ceará. Filha de José Holanda Cavalcante e Belizarina Corrêa Lima. Aos 07 anos de idade, veio com seus pais, de navio, para o Amazonas, a fim de trabalharem em seringal. Chegando em Manaus, convidados por um amigo da família, vieram morar na ilha do Januário. Logo depois, se mudaram para a ilha das Andorinhas, onde ela, já crescida e mocinha, conheceu Joaquim Nobre da Silva, popular Galego. Ele com apenas 15 anos, e ela com 14 quando se noivaram. E, no dia 21 de dezembro de 1942, casaram- se e se mudaram para o Paraná da Eva, onde formaram uma família de 14 filhos. Além deles, dona Expedita adotou mais 3.
A partir dos anos 70, com a sequência de várias grandes enchentes, a família se mudou, definitivamente, para o lago do Engenho, onde tinham um terreno, apenas enquanto aguardavam as enchentes passarem.
O casal Expedita e Galego, juntamente com seus filhos, foi a primeira família a fazer morada definitiva no referido lago.
A principal atividade econômica da família era a produção de mel de cana-de-açúcar. E diga-se de passagem, o melhor mel da região; um legado seguido por seus filhos e netos, até hoje.
O casal também foi uma das primeiras famílias, a trabalhar na fundação da igreja Católica
Sagrado Coração de Jesus, Paraná da Eva.
Além dos trabalhos domésticos, dona Expedita atuou como parteira, pois naquele tempo não havia os serviços médicos, tampouco o de parteira na região, e por puro dom, passou a assistir mulheres durante os partos, inclusive, fazendo remédios caseiros, tornando-se assim, a primeira parteira da região. Trabalho esse, que fazia de dia ou à noite, sábado, domingos e feriados. Atendendo a todos, onde quer que fosse chamada, indo de canoa ou a pé, no sol ou na chuva, sem nada cobrar.
Os partos
Não se sabe mensurar quantas vidas ela ajudou a trazer ao mundo. Mas, certamente, foram muitas e fazia sempre com muita dedicação.
E foi assim, até chegar a idade em que ela não tinha mais condições físicas para o ofício, cedendo lugar para sua filha Bela Maria, que herdou esse dom de Deus.
Dona Expedita faleceu no dia 05 de abril de 2005, aos 79 anos de idade, decorrente de problemas cardíacos. Mas, deixou um grande exemplo de vida aos seus filhos e netos e à comunidade onde viveu.
Devido a essa trajetória de vida, em 2009, a Prefeitura de Itacoatiara, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), criou a equipe Saúde da Família na comunidade Sagrado Coração e inaugurou um espaço que o denominou de Unidade Básica de Saúde, Expedita Holanda da Silva.
Essa UBS passou um longo tempo sem receber uma reforma e modernização ampla, embora a demanda tenha crescido significativamente. Agora (08), além das melhorias estruturais, a Prefeitura de Itacoatiara integrou equipamentos médicos modernos e profissionais qualificados para atender com mais eficiência à população da Vila do Engenho e região, preservando, merecidamente, o nome da parteira Expedita Holanda da Silva.