10 Coisas para Não Esquecer de Fazer em Itacoatiara

Você mora na cidade ou é apenas um viajante querendo conhecer mais da cultura local e ter experiência únicas? Confira a lista que você precisa ter em mãos.

Itacoatiara é uma terra de riquezas, cultura, história e uma culinária inigualável. Se você deseja aproveitar ao máximo da experiência que a cidade proporciona, foi selecionada aqui os melhores pontos e atividades para você criar essa lembrança da cidade e fazê-la inesquecível.

1 – Visitar Orla de Itacoatiara & Praça do Mirante

A 1ª Etapa do Muro de Contenção da Orla da cidade foi construída em 2008 pelo Governo do Amazonas em convênio com a Prefeitura de Itacoatiara.

A Praça do Mirante foi inaugurada em 10/05/2003 e é um dos pontos turísticos mais visitados de Itacoatiara. Nesse lugar ao cair da tarde, você pode admirar um dos maiores espetáculos da natureza que é o pôr-do-sol sobre o Rio Amazonas.

2 – Caminhar no Túnel Verde da Avenida Parque

A Avenida Parque, designada de “Jardim histórico”, principal via da cidade, tem mais de 1.800 m de extensão e duas pistas de rolamento cercando um passeio central rodeado de oitizeiros. É o maior túnel verde do Brasil.

3 – Conhecer o interior da Catedral Nossa Senhora do Rosário

Do fim do século XVIII para meados do seguinte, a velha matriz colonial sofreu várias reformas e ampliações. No inverno de 1927, parte dela desabou, e nova igreja foi levantada nos fundos da praça principal. A construção durou quase duas décadas, sendo concluída entre 1939 e 1940.

O sucedâneo da “Matriz” que nominava a principal igreja da antiga Paróquia e que, a partir da criação da Prelazia em 1963 passou a intitular-se “Catedral”, é um dos mais destacados da cidade.

4 – Tirar foto com o Monumento “Pedra Pintada”

Foi retirada da beira do Rio Amazonas e está depositada atualmente em frente à Catedral de Nossa Senhora do Rosário. Contém grafadas as datas de 1744 e 1754, além da figura de uma cruz e a palavra TROPA.

As datas simbolizam a passagem do sertanista Francisco Xavier de Morais pelo Sítio Itaquatiara, em 1744, e a primeira viagem do governador Mendonça Furtado a caminho do Rio Negro, em 1754.

A cruz simboliza a presença da Igreja na Amazônia naqueles idos coloniais. A palavra tropa se reporta aos militares portugueses que acompanhavam o governador Mendonça Furtado.

5 – Admirar a vista na Praça Luíza Valério ou Praça do Relógio

Construída em 1968 pelo prefeito Aurélio Vieira dos Santos, é um dos pontos mais aprazíveis da cidade de Itacoatiara. Do local você pode admirar o melhor pôr-do-sol no Rio Amazonas.

Na década de 80 o seu relógio foi removido para conserto e se perdeu no descaso do tempo. Servia de farol para os navegantes, que ao passarem em frente à cidade os informava sobre as horas, da mesma forma, orientava os transeuntes do centro da cidade, com os seus elegantes ponteiros e com o seu alarme que soava a cada hora marcada. Atualmente, a ausência do relógio em sua torre central, causa um certo vazio em meio a praça.

Essa praça traz doces recordações para muita gente, àqueles que admiram o belo e tem sensibilidade. Afinal, qual itacoatiarense que nunca visitou a pracinha do relógio, em alguma época de sua vida? Seja para brincar ou namorar, para apreciar o pôr-do-sol e refletir sobre a vida, para assistir a procissão de São Pedro ou, simplesmente, para ver o tempo passar suavemente com a brisa do Rio Amazonas.

De fato, é um dos mais belos recantos turísticos e culturais de nossa Velha Serpa e um dos principais cartões postais de nossa cidade, merecendo ser valorizado e revitalizado.

6 – Visitar a Capela de São Francisco

A capela de São Francisco, foi construída no século XIX pela família Lima Verde, que possuía residência em frente ao terreno da referida capela. Há no interior da capela, um altar feito em madeira de lei, que apresenta uma pequena estátua rústica de São Francisco. O pequeno templo religioso, apresenta estilo arquitetônico neoclássico, e fica situado no centro da cidade.

7 – Conhecer o Centro Cultural Velha Serpa

Inaugurado em 2009 o Centro Cultural Velha Serpa é um espaço administrado pela FALM e dedicado à atividades sociais, capacitação e disseminação da cultura local.

8 – Vislumbrar as cores da Quadra Herculano Castro & Praça Chibli Abrahim

Um dos pontos turísticos mais tradicionais de Itacoatiara, o espaço ganhou mais segurança com a instalação de grade de proteção, pintura da arquibancada e piso da quadra, com linhas desenhadas para prática de futsal, vôlei e basquete, garantindo mais conforto para jovens e crianças se divertirem e treinarem.

A Praça Chibli Abrahim foi revitalizada em 2023, e conta com um espaço bonito para fotos, área de lazer infantil, e toda a segurança para a família.

9 – Saber mais da história do Casarão Oscar Ramos

Se o Teatro Amazonas é o símbolo de Manaus, o Prédio Oscar Ramos é o emblema de Itacoatiara.

Edifício construído pelos alemães, no início do século XIX, foi sede da companhia Kaoni – Pollack e vendido para a companhia inglesa Agro-Pastoril. Com a falência desta Empresa foi adquirido por Alfredo Arruda, Industrial de Manaus que vendeu ao Português Oscar Ramos em 1915, pelo valor de 45 contos de réis (45000), na época.

10 – Se deliciar com a culinária local

Itacoatiara se destaca por seus pratos regionais e vistas surpreendentes. Entre vários restaurantes, vendinhas e food parks, alguns se destacam pela vista e pelas opções variadas de refeições.

Se você busca por uma opção regional e farta com direito à bela vista do rio Amazonas, o restaurante Panorama, no Centro de Itacoatiara, tem tudo para agradar.

Se para o lanche da tarde, bater aquela vontade de um delicioso tacacá, a cidade está cheia de pontos, com destaque para o Tacacá da Teté, próximo ao Centro histórico da cidade.

Se a pedida para o jantar são variadas opções de lanche, o Villa Food Park oferece vários tipos para todos os gostos.

.