O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itacoatiara está realizando ações de combate à estiagem prevista para o ano de 2024. Desde janeiro, duas frentes de trabalho atuam na zona rural, priorizando as regiões mais afastadas da sede do município, com a perfuração de 53 poços artesianos, garantindo antecipadamente os recursos necessários para assegurar o abastecimento a longo prazo.
Na sede do município, mais de 70% da cidade é abastecida pelo bombeamento central, com capacidade para 450 mil litros. Para suprir a alta demanda, mesmo em condições adversas, a empresa está perfurando um poço artesiano de 150 metros de profundidade para auxiliar na recuperação da operação de distribuição. Devido à interligação da rede tubular, foram instalados registros que podem atuar de modo preventivo e imediato, isolando a distribuição para os bairros e minimizando a falta d’água nas localidades.
Estiagem – O rio Amazonas atinge o menor nível já registrado. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a cota superou a seca registrada em 2023, chegando a 32 centímetros, a maior estiagem já registrada.