Os 19 eleitos e eleitas nas eleições de outubro de 2024, em Itacoatiara, foram diplomados na sexta-feira (06), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal de Itacoatiara. Foram oficializados para os respectivos cargos o prefeito Mário Abrahim, a vice Marcela Cristine e os 17 vereadores e vereadoras ao Poder Legislativo Municipal.
A diplomação é o último ato oficial da justiça eleitoral, reconhecendo as eleitas e os eleitos democraticamente no pleito de 2024, portanto, estando aptos a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorreu depois de passados todos os prazos de questionamentos e de processamentos dos resultados das eleições. Agora, os eleitos e diplomados devem ocupar os cargos no início do ano. No executivo, já no dia primeiro de janeiro; e os do Legislativo, somente no dia 1 de fevereiro.
A presidente do TRE, a juíza Joseilda Pereira Bilio, da 3ª Vara da Comarca de Itacoatiara, abriu oficialmente a cerimônia depois de constituída a mesa com as autoridades presentes.
“Ao celebrar o êxito das eleições, destacamos a soberania popular que, com o exercício pleno do voto direto, secreto e livre, escolheu os representantes que conduzirão nosso município pelos próximos quatro anos. Este é um momento de grande responsabilidade, onde todos os eleitos têm o dever de transformar vidas, garantir o bem-estar da população e promover o desenvolvimento do município com justiça, ética e transparência.” Afirmou a juíza da 3ª Vara de Itacoatiara, Joseilda.
“Mário Abrahim ressaltou o esforço coletivo que permitiu alcançarmos resultados significativos nos últimos anos. Nossa missão sempre foi transformar Itacoatiara em um município próspero e desenvolvido e estamos cada vez mais próximos de realizar esse sonho.” disse o prefeito reeleito.
Os primeiros a serem diplomados foram os 17 vereadores eleitos, seguido se seus suplentes. Finalizando o processo, deu-se a diplomação da vice-prefeita, Marcela Cristine e do prefeito Mário Abrahim, eleito para o seu segundo mandato, sendo o primeiro prefeito reeleito pelo voto direto em Itacoatiara. O instrumento da reeleição no Brasil foi estabelecido por emenda constitucional em 1997.
O prefeito Mário Abrahim recebeu 31.614 votos, mais de 54% dos votos válidos – o maior índice obtido por um candidato a prefeito na história do município de Itacoatiara.