
Com o objetivo de qualificar a arbitragem local e promover o desenvolvimento das competições amadoras e profissionais do município, a Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Semgel), promoveu nesta quarta-feira (07/05) a Jornada Técnica de Arbitragem. O evento contou com a presença de árbitro profissional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A Jornada, que acontece na Câmara Municipal de Itacoatiara, no Avenida Parque, bairro Iracy, nos dias 07, 08 e 09 de maio, recebeu mais de 40 inscritos e reúne autoridades, especialistas da área, representantes de clubes, ligas esportivas e jogadores.

Foto: Ney Xavier/Divulgação
O evento teve como destaque as participações de Dimmi Yuri Cardoso, árbitro assistente da CBF há 11 anos, com vasta experiência na Federação Amazonense de Futebol (FAF), e de Hugo Paixão, árbitro assistente natural de Borba. Os profissionais compartilharam suas trajetórias e esclareceram os principais critérios utilizados na arbitragem, e as mudanças nas regras do futebol que já fazem parte dos jogos.
“Temos dificuldades imensas: remuneração, deslocamento, às vezes o local que a gente vai. Mas a gente tenta fazer o nosso melhor e muitas das vezes isso serve para que a gente consiga repensar nossas atitudes. Tem coisas que a gente não pode tolerar, que é a violência física, a agressão, é ameaça velada, com aquele profissional que se dedica”, destaca Dimmi.

Foto: Ney Xavier/Divulgação
O debate também envolveu representantes da Associação dos Clubes Amadores de Futebol de Itacoatiara (Acafi) e da Liga Itacoatiarense de Desportos Atléticos (Lida), que discutiram os preparativos para competições como o Interbairros 2025, o Itazão, Itazinho e o Itazinho Delas.
Além dos aspectos técnicos, a jornada abordou o papel social do esporte e o fortalecimento das disputas entre times tradicionais da cidade, como Jauary e Piçarreira, cuja rivalidade saudável movimenta torcidas e fomenta a identidade regional.

Foto: Ney Xavier/Divulgação
Com a realização da Jornada Técnica de Arbitragem, a Prefeitura de Itacoatiara e o secretário de Esporte Gutemberg Brito garantem mais um passo na valorização do futebol local e no aprimoramento de suas competições, consolidando o município como referência no esporte amador no interior do Amazonas.