Saúde|

Ouvir a notícia
Foto: Dimily Paiva/Divulgação
Foto: Dimily Paiva/Divulgação

Com foco no bem-estar infantil, a Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Saúde na Escola (PSE), promoveu o ‘Dia D: Mais Saúde Bucal’ nesta quinta-feira (08/05), levando informação e atendimento odontológico a mais de 280 crianças da Escola Municipal Irmãs Dorotéia, no bairro São Francisco.

A programação que reforça o compromisso da gestão com a saúde, recebeu estudantes dos turnos matutino, vespertino e integral e faz parte do projeto ‘Dentista na Escola’, levando a aplicação de flúor nas crianças e a distribuição de kits de higiene bucal, incentivando hábitos saudáveis desde os primeiros anos escolares.

Foto: Dimily Paiva/Divulgação

Foto: Dimily Paiva/Divulgação

Além dos cuidados com a saúde bucal, os alunos participaram de palestras educativas com foco na prevenção de acidentes comuns na infância, abordando situações como quedas em casa, ocorrências no ambiente escolar, acidentes de bicicletas, afogamentos e até acidentes envolvendo pipas, os famosos “papagaios”.

Outro tema tratado com responsabilidade e linguagem adequada à faixa etária foi a educação sexual, que teve como objetivo orientar as crianças sobre limites, autocuidado e respeito ao próprio corpo, fortalecendo a rede de proteção à infância.

De acordo com a coordenação do PSE em Itacoatiara, a iniciativa visa não apenas promover a saúde física das crianças, mas também ampliar o diálogo entre escola, família e comunidade sobre temas fundamentais para o desenvolvimento seguro e saudável dos estudantes.

“Trabalhar o Programa Saúde na escola com crianças menores é fundamental por várias razões. O PSE oferece informações sobre hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, higiene pessoal e práticas de atividades físicas. E isso ajuda a prevenir doenças e o promover de um estilo de vida saudável desde cedo. E como essas crianças já estão numa fase de formação de hábitos, ao introduzir essas práticas, é mais provável que esses hábitos se tornem parte do seu cotidiano, influenciando positivamente sua saúde ao longo da vida. Por isso que o programa saúde na escola é tão importante, não só para a parte física da criança, mas para a parte mental e emocional também”, afirma a enfermeira Juliana.

Foto: Dimily Paiva/Divulgação

Foto: Dimily Paiva/Divulgação

A Prefeitura reforça que ações como essa continuarão sendo realizadas em outras unidades de ensino do município, fortalecendo a integração entre saúde e educação como pilares para uma infância mais protegida e consciente.

 

Mais sobre o PSE

O Programa Saúde na Escola abrange uma ampla gama de ações, incluindo:

  • Promoção da saúde bucal: Realização de consultas odontológicas e orientações sobre higiene bucal.
  • Avaliação antropométrica: Monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.
  • Alimentação saudável: Promoção de hábitos alimentares saudáveis e prevenção da obesidade.
  • Prevenção de doenças: Vacinação, orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outras doenças infectocontagiosas.
  • Saúde mental: Promoção da saúde mental e prevenção do suicídio.
  • Prevenção de violências: Orientações sobre prevenção de violências e promoção da cultura de paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Search Window