Saúde|

Ouvir a notícia

A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está se preparando para a campanha de prevenção do HPV em jovens de 15 a 19 anos. A campanha vai acontecer entre os meses de junho a agosto.

O objetivo é resgatar a imunização de jovens de 15 a 19 anos, que foram incluídos no Calendário Nacional de Vacinação de HPV no ano passado. Antes, o imunizante gratuito só estava disponível para meninas e meninos dos 9 aos 14.

Desde o dia 5 de maio, profissionais da rede municipal de saúde vêm sendo capacitados para atuarem de forma estratégica e eficiente durante a campanha. “Estamos realizando o microplanejamento com estratégias voltadas para alcançar a população de 15 a 19 anos que ainda não recebeu a vacina. É uma oportunidade de resgate vacinal que será intensamente trabalhada”, destacou Francilmara Nascimento, coordenadora municipal de Imunização.

O HPV é o principal responsável pelo câncer de colo de útero e também causa outros tipos de câncer, como de vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. A vacina, desenvolvida e aplicada mundialmente há 20 anos, é essencial para prevenir a infecção. O vírus pode ser transmitido não apenas pela via sexual, mas também por meio do contato direto com qualquer região da pele ou mucosa infectada.

A ampliação da faixa etária de 15 a 19 anos veio em conjunto com a adoção da dose única, que substitui o antigo modelo de duas doses e facilita a adesão do público, além de ampliar a capacidade de imunização.

A Prefeitura de Itacoatiara reforça o compromisso com a saúde da população e convida jovens e responsáveis a aderirem à campanha, garantindo proteção e prevenção para um futuro mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Search Window