Meio Ambiente|

Ouvir a notícia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara

A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou na última sexta-feira (22/08), na Escola Municipal Ivo Amazonense de Moura, uma reunião voltada para empreendedores e moradores da Vila de Lindóia, com foco no fortalecimento do turismo sustentável e no incentivo ao empreendedorismo local. O encontro recebeu mais de 30 representantes locais.

Durante a programação, o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Rocha, colocou em foco a importância da educação ambiental e também foram abordados os procedimentos para Licenciamento Ambiental Municipal das atividades turísticas e de hospedagem, além de orientações sobre a Lei do Tucunaré, que estabelece regras para a pesca esportiva.

“É muito importante que os empreendedores conheçam os serviços que a Secretaria oferece, especialmente no que se refere à educação ambiental. Mostramos durante o encontro, os projetos e iniciativas que podem ser implantados na localidade, ajudando não só na preservação do meio ambiente, mas também no fortalecimento do turismo sustentável na região. Falamos também sobre a Lei do Tucunaré. Os guias turísticos precisam conhecer as regras de pesca, incluindo os períodos corretos e as espécies permitidas. Isso garante que o turismo de pesca seja feito de forma consciente, protegendo o ecossistema local”, pontua.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara

Já em relação ao licenciamento de hotéis de selva e atividades de ecoturismo, o titular da pasta destaca:

“Abordamos a importância do licenciamento ambiental para hotéis de selva e atividades de ecoturismo. Um empreendimento licenciado assegura que todas as normas ambientais estão sendo cumpridas, transmite confiança aos turistas e reforça o compromisso com a sustentabilidade da região”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Dib Barbosa, por sua vez, apresentou os serviços disponíveis e as parcerias voltadas para a criação e legalização de empresas na Vila de Lindóia, para hotéis, pousadas e outros empreendimentos. A iniciativa conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apresentou os serviços de consultoria e suporte oferecidos ao setor de hotéis de selva e ecoturismo, e do Grupo Alves.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara

Na ação, o Sebrae reforçou a importância da formalização dos negócios, do registro de marca e da aplicação de estratégias de marketing, além de alertar os empreendedores sobre cuidados para evitar golpes relacionados a cadastros e documentos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara

A reunião fortaleceu a parceria entre Prefeitura, Sebrae e empreendedores locais, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental, assegurando que a Vila de Lindóia continue sendo um dos principais destinos de turismo sustentável do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Search Window