O município de Itacoatiara, sob a gestão do prefeito Mário Abrahim, reafirma seu protagonismo na saúde pública do Amazonas ao se tornar o primeiro do estado a operacionalizar o novo sistema “e-SUS Regulação” e a aderir ao programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. A iniciativa representa um avanço tecnológico e assistencial, voltado à ampliação do acesso da população aos serviços especializados e à superação de gargalos históricos de marcação e acompanhamento de consultas e exames.

Antes mesmo da adesão ao programa, Itacoatiara já se destacava pela oferta de 14 especialidades médicas na rede municipal. Com a implantação do novo modelo de regulação e a estratégia de priorização das áreas de maior demanda — cardiologia, ortopedia e ginecologia — o município moderniza seus processos, reduz filas e fortalece o compromisso com uma saúde mais ágil, transparente e resolutiva para todos os itacoatiarenses.

O “Agora Tem Especialistas” foi criado pelo Ministério da Saúde para reduzir as filas de espera por atendimentos especializados no SUS. Seu funcionamento baseia-se nas Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), que garantem ao paciente um pacote completo de cuidados: após o primeiro encaminhamento, todos os exames e consultas necessárias são agendados automaticamente, com prazos médios de 30 a 60 dias. Além disso, o programa contempla uma vertente voltada à realização de cirurgias eletivas, ampliando o alcance do cuidado integral e humanizado.

Nesta terça-feira (7) com as consultas já em andamento, Itacoatiara consolida os resultados dessa transformação: o município alcança a marca de 500 Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) executadas, demonstrando na prática a efetividade da nova estratégia e o impacto direto na vida dos usuários do SUS. A Policlínica Municipal tornou-se referência regional em atenção especializada, reunindo 14 especialidades médicas e uma equipe multiprofissional comprometida com o cuidado integral. Entre elas, destacam-se:
• Ortopedia (adultos e pediátrico) – 2 médicos, também atuando em 5 unidades rurais.
• Cardiologia – 2 médicos.
• Neurologia – 1 médico para adultos
• Ginecologia – 2 médicos
• Obstetra – 1 médico
• Cirurgia Ginecológica – 1 médico.
• Cirurgia Geral – 1 médico.
• Pediatria – 2 médicos.
• Urologia – 1 médico.
• Mastologia – 1 médico.
• Dermatologia – 1 médico.
• Endocrinologia – 1 médico.
• Urologia – 1 médico
• Ultrassonografia – 2 médicos
A dona de casa Débora Tavares de Mendonça, 50 anos, moradora de Itacoatiara, é uma das beneficiadas pela nova estrutura. Ela relata a diferença após ser atendida na Policlínica Municipal. “Antes, meus exames eram encaminhados para Manaus via SISREG e eu não tinha condições de arcar com os custos da viagem. Aqui em Itacoatiara, fui encaminhada pela UBS e consegui fazer tudo com rapidez e atendimento de excelência. Fiz ultrassom da mama, tireoide e transvaginal. No SISREG, eu ainda estava atrás de 120 pessoas na fila”, relata.

Com a adesão ao “Agora Tem Especialistas” e a implantação do e-SUS Regulação, Itacoatiara dá um passo decisivo na consolidação da Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado, tornando-a mais forte, resolutiva e integrada à rede de serviços. Esse novo arranjo assistencial consolida um modelo de atendimento humanizado, ágil e eficiente, em que o cidadão passa a ter prioridade e acesso garantido a consultas, exames e cirurgias dentro de prazos justos e transparentes. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão do prefeito Mário Abrahim com um SUS moderno, tecnológico e de qualidade, voltado para cuidar das pessoas e garantir o direito à saúde com dignidade para todos os itacoatiarenses.