
A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira (16/10), a primeira reunião do Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais. O encontro aconteceu no Sebrae, reunindo representantes de outras secretarias municipais e órgãos parceiros.

Foto: Victória Cavalcante/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
Na reunião, estiveram presentes 12 participantes, entre eles, o coordenador da Defesa Civil de Itacoatiara, Hekney de Souza Rebouças e da secretária executiva de Saúde, Andreza Pereira, além de representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento e Políticas Fundiárias, e da Associação Agropecuária dos Produtores Rurais Indígenas e Não Indígenas do Ramal Fortaleza Mura.
A pauta principal foi a apresentação do Plano de Ação 2025–2028, tendo como principal objetivo reduzir a incidência de queimadas e incêndios florestais no município, a pasta tem como metas a redução em 30% dos focos de queimadas no primeiro ano, ter 50 pessoas capacitadas como brigadistas para auxiliar nas ocorrências, atingir 80% de resposta no atendimento das denúncias e realizar 10 campanhas e ações educativas por ano.

Foto: Victória Cavalcante/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
O secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Rocha, destacou que o encontro marca o início de uma nova etapa na política ambiental do município:
“No ano de 2024, diversas cidades, assim como Itacoatiara, foram tomadas pela fumaça das queimadas, o que aumenta a preocupação dos órgãos ambientais estaduais e federais, e com isso, passou a ser obrigatório a criação de comitês municipais, porque tivemos esse impacto direto ao meio ambiente e à saúde pública”, afirma.
Além de discutir estratégias de atuação imediata, os membros do comitê também abordaram a importância do Disque denúncia do Plantão Ambiental (92) 99241-6094, canal destinado a receber informações sobre focos de incêndio e queimadas ilegais, e que ajuda a monitorar e mapear os crimes ambientais.