O município de Itacoatiara é um dos primeiros municípios do Brasil e o primeiro do estado do Amazonas a ampliar cirurgias eletivas por meio da Modalidade II do Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde

A Modalidade II do Programa Agora Tem Especialistas, iniciativa estratégica do Ministério da Saúde voltada à ativação de leitos e centros cirúrgicos ociosos em hospitais públicos ou privados sem fins lucrativos, começa a se materializar de forma pioneira no Amazonas a partir da atuação do Município de Itacoatiara.

Foto: Ney Batista/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
A adesão ao programa é resultado de uma articulação institucional sólida, conduzida pelo Prefeito Mário Abrahim, com o apoio direto de sua equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, que atuou de forma integrada para viabilizar a implementação do modelo e consolidar Itacoatiara como referência para o estado do Amazonas.
Execução das ações no município
No município, a execução das ações ocorre no Hospital Regional José Mendes, em parceria com a empresa Oftalmo Care, utilizando de maneira estratégica a capacidade instalada da unidade hospitalar, que conta com 109 leitos.

Foto: Ney Batista/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
A iniciativa possibilita a ampliação imediata da oferta de procedimentos especializados, enfrentando a demanda reprimida e reduzindo filas históricas, ao mesmo tempo em que qualifica o uso da estrutura pública existente.
Triagens e cirurgias oftalmológicas
Entre os dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro de 2025, foram realizados 700 atendimentos de triagem oftalmológica, etapa essencial para avaliação clínica, definição de conduta e organização segura da linha de cuidado.

Foto: Ney Batista/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
Na sequência, no período de 16 a 19 de dezembro, estão programadas 245 cirurgias de catarata, correspondentes à primeira etapa da execução do programa em Itacoatiara, com expectativa de ampliação progressiva do número de procedimentos nas próximas fases.
Emenda parlamentar amplia atendimentos
O fortalecimento da atenção oftalmológica no município também contou com o papel fundamental do deputado estadual Thiago Abrahim, que destinou emenda parlamentar para viabilizar a realização das cirurgias de pterígio (carne crescida), ampliando ainda mais o acesso da população a procedimentos especializados e contribuindo de forma decisiva para a redução das filas de espera.

Foto: Ney Batista/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
Segundo a secretária municipal de Saúde, Franciele Santos, a iniciativa demonstra a força da atuação conjunta entre os entes federativos e o compromisso com a resolutividade do cuidado:
“Esta é uma ação que é fruto da parceria entre a Prefeitura de Itacoatiara e o Ministério da Saúde, para as cirurgias de catarata, mas, com a emenda do deputado Thiago Abrahim, também iremos iniciar posteriormente as cirurgias de carne crescida. A triagem e os atendimentos já iniciaram, reduzindo as filas de espera, e as cirurgias devem acontecer até janeiro.”
Impacto direto para a população
Para os usuários do SUS, a ação representa esperança, dignidade e melhoria concreta na qualidade de vida. A professora Ilzanete Campos Paz destaca o impacto direto da iniciativa, especialmente para os idosos que aguardavam há anos pelo atendimento:

Foto: Ney Batista/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
“É muito bom esse trabalho, essa parceria, que é uma preocupação principalmente para os idosos que sofrem muito com essa dificuldade da catarata. Eu já fui privilegiada de fazer o pterígio e hoje tenho a oportunidade de estar aqui para fazer essa cirurgia de catarata, a qual eu já estava esperando.”
Referência para o Amazonas
A implementação da Modalidade II em Itacoatiara consolida um novo patamar para a atenção especializada no Amazonas, integrando planejamento, gestão eficiente da capacidade hospitalar, articulação política e apoio técnico do Ministério da Saúde.

Foto: Ney Batista/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do SUS, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a consolidação de Itacoatiara como polo regional, referência em inovação e boa prática em gestão pública.

