
A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, realizou ao longo do mês de dezembro de 2025 a Vila do Papai Noel, uma estrutura sazonal montada na rua da Secretaria Municipal de Educação. O espaço funcionou de forma temporária e reuniu decoração natalina, atrações musicais, árvore de Natal iluminada e a venda de alimentos, produtos regionais, plantas, artesanatos e presentes, consolidando-se como um ponto de lazer e geração de renda.

Foto: Dimily Paiva/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
De acordo com Daniel Lemos, coordenador da Feira Empreendedora da Vila do Papai Noel, o evento contou com a participação de 65 expositores e, em 2025, alcançou proporções ainda maiores em comparação à edição anterior.

Foto: Ney Xavier/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
“A Vila do Papai Noel surgiu em 2024, idealizada pela secretária municipal de Governo, Cristiany Costa, e coordenada pelo secretário de Cultura, Fhábyo Ângelo, e como a gente já trabalha com uma grande quantidade de expositores de diversos segmentos, nós fomos convidados a participar, que antes foi apenas um dia. Em 2025, fomos convidados novamente, mas dessa vez, a parte dos expositores passou a ser de minha responsabilidade e o evento teve a duração de 25 dias”, detalha.
Para o coordenador, os impactos foram positivos para a economia local, com movimentação de R$ 93.600 mil, além da ampliação de oportunidades de negócios para os empreendedores participantes.

Foto: Dimily Paiva/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
“O principal objetivo do projeto foi explorar o local arborizado e tornar o espaço em um ponto turístico. No final do evento, todos os 65 expositores responderam ao formulário de pesquisa sobre o resultado de cada um e levantamos o valor de R$ 93.600. Inclusive, teve expositores que fecharam negócio para o estado de Pernambuco, através de um visitante que veio conhecer Itacoatiara”, relata Daniel.
O impacto econômico também foi celebrado pela expositora Heleyda Rodrigues, que trabalha com MDF, bordados e personalizados, e comemora a venda de 100% dos produtos.

Foto: Ney Xavier/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
“Já participo das feiras desde a época da ‘Feira Empreendedora’, as feiras que têm nas praças, na ExpoFest, nos arraiais também. Com o resultado da Vila de Natal, eu quero agradecer que consegui vender todos os meus produtos, graças a Deus. Além das vendas, eu consegui fechar negócios. Então, para mim, foi uma grande satisfação poder participar dessa feira e da oportunidade que foi dada. Agradeço muito ao prefeito Mário Abrahim, à sua esposa também, a primeira dama, então eu só tenho a agradecer pelas excelentes vendas que fiz”, destaca a empreendedora.

Foto: Dimily Paiva/Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
Com resultados expressivos tanto na valorização cultural quanto na geração de renda, a Vila do Papai Noel reafirma o compromisso da Prefeitura de Itacoatiara em fomentar o empreendedorismo local, fortalecer a economia criativa e oferecer à população espaços de convivência, lazer e oportunidades durante as festividades de fim de ano.

