A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Defesa Civil Municipal, realiza a segunda etapa de entrega de ajuda humanitária às famílias da região do rio Arari, afetadas pela estiagem histórica. Esta iniciativa faz parte do esforço contínuo da administração municipal para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, atingidas pela seca prolongada em diversas regiões.
Até o momento, 20 comunidades em estado de emergência receberam cestas alimentícias, reservatórios com água potável e kits para bombeamento de água contendo mangueiras e fios elétricos. A segunda etapa da operação teve como base a comunidade de Santa Rosa e atendeu 358 famílias, abrangendo as comunidades de São Paulo, São Raimundo, São Sebastião do Curuçá, Monte Sinai, Natária, Shalom, Rosental, Nova Aliança e Santa Rosa.
A operação segue em andamento, com o objetivo de atender todas as áreas afetadas pela estiagem.
Plano de Contingência: Como medida preventiva, o Prefeito Mário Abrahim desenvolveu em janeiro, um plano de contingência para suprir a demanda de água potável nas comunidades, incluindo a perfuração de 53 poços artesianos na zona rural.