Saúde|

Ouvir a notícia

Nesta quinta-feira, 12, a Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou uma caminhada para encerrar as ações alusivas ao combate ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa, que contou com a participação de agentes comunitários de saúde, enfermeiros e o gerentes de unidade, teve como objetivo reforçar a importância de práticas simples para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Ao longo do percurso, os participantes convidaram moradores dos bairros a se juntarem à luta contra a dengue. A ideia é conscientizar a população sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito, como pneus, vasos de plantas com água parada e outros recipientes que acumulam água.

“Mais de 70% dos focos do mosquito são encontrados dentro de casa. Por isso, é fundamental que cada cidadão faça a sua parte e mantenha seus quintais limpos”, alerta o Coordenador de Endemias, Elielton Cursino. “A visita dos agentes de saúde é importante, mas a responsabilidade de combater o mosquito é de todos nós.”

Itacoatiara intensifica ações de combate à dengue

Diante do aumento significativo de casos de dengue nos últimos anos, a Prefeitura de Itacoatiara já iniciou a implementação de um plano de contingência para conter o avanço da doença. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa), apesar de a taxa de infestação predial ser baixa, com apenas 0,7%, os casos de dengue em 2024 aumentaram 250% em relação a 2023, chegando a 21 casos confirmados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Search Window