Na última terça-feira, 17, a Academia Itacoatiarense de Letras (AIL) proporcionou um momento mágico à comunidade itacoatiarense com sua tradicional cantata de Natal. O evento, que reuniu autoridades, acadêmicos e amantes da cultura, foi marcado por apresentações musicais, danças e performances que celebraram a história e o espírito natalino.
O coral Sons e Flores, sob a regência do maestro Ely Vieira, presenteou os acadêmicos da AIL com uma medalha de honra em reconhecimento à sua dedicação à cultura da cidade. Ely Vieira, com emoção, agradeceu a oportunidade de homenagear o grande maestro Calheiros e destacou a importância da coordenadora Silvia Aranha para a cultura e história de Itacoatiara.
A noite foi marcada por diversas apresentações artísticas, como as dos Poetas da Academia, do Grupo Nosso Louvor, das bailarinas do Espaço Cultural de Dança Adriano Pereira e da Banda Fênix do Instituto Musical Fênix de Itacoatiara. O público também foi presenteado com apresentações de canto, como a da cantora Amy Gregory e do projeto “Quem Canta, Seus Males Espanta” da UBS José Resk.
Um pouco da história da Academia Itacoatiarense de Letras
A cantata de Natal aconteceu em um local histórico: a Academia Itacoatiarense de Letras. Fundada em 17 de maio de 2009, a AIL ocupa um prédio histórico construído na segunda metade do século XIX, que já abrigou diversas instituições importantes para a cidade, como a primeira escola pública feminina e o Tribunal Regional Eleitoral de Itacoatiara.
Atualmente, a academia, presidida por Marusca Wisler Iannuzzi e Antônio Valdiney Barata de Lima, tem como objetivo promover a cultura e a literatura em Itacoatiara. A instituição planeja transformar seu espaço em um centro cultural, oferecendo à comunidade uma biblioteca, um museu, salas de exposição, um auditório e uma sala de reuniões.