Meio Ambiente|

Ouvir a notícia
Foto: Dimily Paiva/Divulgação
Foto: Dimily Paiva/Divulgação
Em decorrência das fortes chuvas que estão atingindo a cidade, a Prefeitura de Itacoatiara atuou nesta quinta-feira (08/05), por meio das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, na retirada de duas árvores que ofereciam risco à população na Praça do Mirante.
 
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Rocha, as árvores apresentavam risco iminente de queda devido à ação das chuvas e ventos, podendo atingir trabalhadores e famílias que frequentam os espaços públicos.
 
Foto: Dimily Paiva/Divulgação

Foto: Dimily Paiva/Divulgação

 
“Foram feitas análises pelos nossos fiscais do meio ambiente, que constataram a presença de fungos tanto na castanholeira quanto no jambeiro. A proliferação desses fungos comprometeu a estrutura das árvores, levando à morte delas. Por isso, foi necessária a intervenção para evitar acidentes e garantir a segurança da população”, explica o secretário.
 
Foto: Dimily Paiva/Divulgação

Foto: Dimily Paiva/Divulgação

 
Ainda conforme o titular da pasta, a arborização é parte da identidade de Itacoatiara e todas as árvores removidas serão substituídas por novas, mais saudáveis e adequadas ao espaço urbano.
 
“Todas as árvores vão ser repostas. Aquela, quando aconteceu mês passado, que foi a mangueira, ela já tinha sido substituída por uma ao lado e nessas duas não será diferente. As duas vão ser adaptadas com árvores que não sejam de raízes agressivas, para não quebrar as calçadas e que façam uma arborização mais bonita e que traga um embelezamento para a cidade”, finaliza.
 
Foto: Dimily Paiva/Divulgação

Foto: Dimily Paiva/Divulgação

 
Para o coordenador do Horto Florestal, Deivid Freitas, as ações preventivas realizadas em abril e agora em maio são essenciais para proteger tanto moradores quanto visitantes.
 
“Ações como essa são importantes para prevenir danos futuros, vidas de terceiros e evitar danos materiais também”, destaca.
 
 
 
Como solicitar a retirada de árvores com risco de queda
 
Em Itacoatiara, solicitações de remoção ou poda de árvores com risco de tombamento, em áreas públicas ou privadas, devem ser feitas à Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Após a solicitação, será realizada uma avaliação técnica para verificar a situação e autorizar a medida necessária.
 
Foto: Dimily Paiva/Divulgação

Foto: Dimily Paiva/Divulgação

 
A Prefeitura de Itacoatiara reforça seu compromisso com a segurança da população e com a preservação ambiental, adotando medidas técnicas responsáveis para garantir espaços públicos mais seguros, acessíveis e agradáveis para todos. A arborização urbana continuará sendo tratada com atenção e planejamento, respeitando a identidade verde da cidade e promovendo o bem-estar coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Search Window