
A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Defesa Civil Municipal, está atuando em mais de 25 comunidades ribeirinhas afetadas pela cheia dos rios em 2025. Mais de 600 famílias já enfrentam os impactos diretos da elevação do nível do rio.
De acordo com dados da Estação Itacoatiara, da régua ANA/CPRM, o Rio Amazonas atingiu 14,19 metros nesta quarta-feira (14/05), entrando em Alerta Laranja de inundação severa. Apesar disso, o nível ainda está abaixo da cota histórica de 15,20 metros registrada em 2021.
A mobilização da Defesa Civil foi determinada pelo prefeito Mário Abrahim e, desde então, o órgão tem realizado vistorias e monitoramento constante nas áreas afetadas. O coordenador municipal da Defesa Civil, Hekney de Souza Rebouças, detalha a atuação nas regiões mais críticas.

Foto: Tuanny Dutra/Divulgação
“Estamos realizando vistorias nas comunidades da Costa da Conceição, Ilha Grande, Ilha do Cumaru, Ilha do Risco, Rio Arari entre outras. Então, a gente já deu início nesse nosso trabalho sobre as águas que estão subindo, por determinação do prefeito, ele pediu com muito carinho que a gente olhasse e fizesse todo esse trabalho”, afirma.

Foto: Defesa Civil Itacoatiara/Divulgação
A Prefeitura de Itacoatiara segue firme no compromisso de proteger a população, buscando soluções efetivas para preservar a dignidade e o bem-estar dos itacoatiarenses.