A Prefeitura de Itacoatiara participou nesta segunda-feira (23), em Manaus, da solenidade de abertura do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e reuniu representantes dos 62 municípios do estado, além de autoridades locais, educadores e gestores públicos.
O CNCA é uma iniciativa do Governo Federal que visa fortalecer e garantir a alfabetização de crianças na idade certa, além de recompor as aprendizagens prejudicadas durante o período da pandemia.
Durante o encontro, estiveram presentes o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, e a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, além da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins.
Na ocasião, foram apresentados dados que refletem os desafios e avanços do Amazonas na alfabetização infantil. Em 2024, o estado alcançou 49% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, frente à meta estadual de 57%. A meta para 2025 é atingir 61%, com o objetivo nacional de alcançar 80% até 2030.
Durante a abertura, a presidente do TCE-AM destacou a importância do compromisso coletivo com a educação básica. “Recebê-los aqui, em nossa Corte de Contas, é reconhecer que o processo de alfabetização no Brasil é, acima de tudo, um compromisso coletivo. E, no Amazonas, esse compromisso ganha contornos próprios, desafiadores e, por isso mesmo, ainda mais urgentes”, afirmou Yara Lins.
Em Manaus, representando Itacoatiara, participaram do evento o prefeito Mário Abrahim, a secretária de Governo Cristiany Abrahim e a secretária municipal de Educação, Vanessa Miglioranza. A comitiva acompanhou as discussões e reafirmou o compromisso do município com o fortalecimento da educação pública e com a garantia de que todas as crianças tenham acesso à alfabetização de qualidade na idade certa.
A Prefeitura de Itacoatiara reforça seu comprometimento com a transformação da educação e acredita que a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida passa, necessariamente, pelo investimento contínuo na aprendizagem desde os primeiros anos escolares.