
Preservar o ar que respiramos, a água que consumimos e o solo que nos sustenta é um compromisso diário da Prefeitura de Itacoatiara. Nesta quinta-feira (14/08), data em que se celebra o Dia Nacional de Combate à Poluição, a gestão municipal reforça sua dedicação à proteção ambiental e à promoção da qualidade de vida. Levantamentos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Infraestrutura mostram que ainda existem desafios na sensibilização da população para desenvolver práticas que contribuam para o meio ambiente e a saúde pública.

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre abril e agosto deste ano, foram registradas 28 denúncias de lançamento irregular de água servida (resíduos líquidos provenientes de pias, tanques e lavagens, despejados diretamente nas ruas e igarapés) e 15 denúncias de lançamento de águas cinzas, originadas de fossas. A prática, além de ilegal, favorece a proliferação de insetos e vetores de doenças, destrói o asfaltamento e calçadas e contamina cursos d’água.

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
No mesmo período, também foram contabilizadas 13 denúncias de desmatamento, 19 sobre resíduos em lixeira viciada, 11 de queimadas, 14 de extração ilegal de madeira, 12 de invasão de Área de Preservação Permanente (APP), 10 de invasão de terreno urbano e 20 de poluição sonora. Esses dados mostram a diversidade e a gravidade dos crimes ambientais enfrentados no município.
Outro dado alarmante apontado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pela limpeza pública do município, é a presença de 11 pontos de ‘lixeiras viciadas’ na zona urbana. Esses locais, formados por descarte frequente de resíduos fora do horário ou local correto, acumulam lixo a céu aberto, provocando mau cheiro, atraindo animais e contribuindo para entupimento de bueiros e alagamentos.
Seca e fumaça no cenário ambiental
A seca histórica que atingiu o Rio Amazonas e seus afluentes afetou o transporte fluvial, a pesca e o abastecimento de comunidades ribeirinhas em Itacoatiara. O período também foi marcado por queimadas que espalharam fumaça sobre todo o município, elevando os índices de poluição do ar e aumentando casos de problemas respiratórios.
- Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
- Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
Combate e enfrentamento
Na Semana do Meio Ambiente, em parceria com a startup Coletaaí, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou o chatbot ‘Plantão Ambiental’, ferramenta pioneira no interior do Amazonas que utiliza Inteligência Artificial (IA) para receber denúncias de crimes ambientais e auxiliar de forma mais efetiva na preservação.
“Hoje a tecnologia é essencial para aproximar a população da gestão ambiental. O nosso chatbot Plantão Ambiental permite registrar denúncias de forma simples e rápida, pelo celular, agilizando a resposta aos impactos ambientais no dia a dia do nosso município”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Rocha.

Foto: Secretária Municipal de Meio Ambiente/Divulgação
Por meio do chatbot, a população pode denunciar de forma rápida e simples ocorrências como queimadas, lixeiras viciadas, poluição sonora, desmatamento e outras infrações. Pelo número oficial de WhatsApp da Secretaria, o cidadão acessa o sistema via QR Code ou link, envia fotos, descrições e atualizações em tempo real.
As denúncias em Itacoatiara podem ser feitas pelo link https://wa.me/message/BDV5JKP2PJTVM1 ou pelo número (92) 99241-6094 do ChatBot Plantão Ambiental.
Com ações como essa, a Prefeitura de Itacoatiara fortalece a participação da comunidade no combate aos crimes ambientais, agilizando a identificação das ocorrências e a resposta dos órgãos competentes. A proposta é unir tecnologia e engajamento social para preservar o meio ambiente, reduzir os impactos da poluição e garantir mais qualidade de vida à população.